Irreversível (2002)




Eu sei que meio mundo já resenhou esse filme, mas como é um dos meus favoritos, eu tenho que compartilhar isso aqui com vocês. É a famosa história de cortar caminho pela floresta, porque é mais rápido e dar de cara com o lobo mau.... Pois bem.

O filme tem uma série de características que o torna realmente único. Começa pelo roteiro, que diz a lenda, tinha apenas três páginas. Todo o restante foi de improviso ali na hora mesmo.

Nossa história gira em tornos de um trio de amigos: Alex, Pierre e Marcus. Alex, por sinal, é a Monica Belucci, uma das mulheres mais lindas do mundo, diga-se de passagem. Não é a toa que o Merovíngeo casou com ela. 

Na verdade Alex faz par com Marcus e Pierre é o ex-namorado dela. Os três vão a uma festa, e Alex vai embora cedo, desacompanhada. Acaba indo pelo túnel do metrô, da de cara com um maluco drogadaço espancando um travesti, o cara pira mais ainda quando vê a gostosa num vestidinho sumário, larga o traveco e senta a vara na guria. Estupra e espanca a moça até quase a morte, dá uma cafungada na bombinha de asma e vai embora.


Os dois amigos rastreiam o maluco, quebram o pau com o cara num bar gay, e um deles acaba destroçando a cabeça do estuprador com um extintor de incêndio. Daí eles vão presos.

É nessa hora que a turma pensa "Meu, que filme ridículo... é só isso?"

Calma, calma.... vocês nem viram nada ainda.

Primeiramente, a história é contada de tras pra frente. Tá, tudo bem, não é o primeiro filme que usa esse método. Mas a coisa é filmada com uma câmera caleidoscópica, girando, girando, o tempo todo, em cinco minutos de filme tu já começa a balançar a cabeça junto com a imagem, nem me fale.

Começa com dois velhos jogados numa cama, conversando, maior naipe de decadentes. É uma referência à outro filme do mesmo diretor.Nisso já pula pros nossos dois amigos sendo levados pela polícia, já de cara, a galera na rua gritando e xingando. Polícia, ambulância, tudo o que tem direito.

Na sequência seguinte os dois amigos já estão procurando um homem. O desespero dos caras convence tanto, que por um momento achei que estava vendo algum vídeo snuff, é aquela gritaria, sem música de fundo, ninguém entende o diálogo dos dois, porque afinal, eu ainda não sabia o que tinha acontecido. É um tal de "vamos pegá-lo" e o outro responde "não não, deixa pra lá, vamos ver se ela está bem". 

Aí os caras cercam um traveco, que ainda mostra a piroca pra provar que é homem, fazem perguntas aos berros, é aquele desespero, uma gritaria, e enfim eles conseguem um nome, Tenia, e um local, um bar GLS chamado "Rectum". Sugestivo.... E o traveco fala espanhol, putz.


Nesse momento os caras vão ao bar Rectum, cercam um maluco, e partem pra porrada, mas o problema é que o cara luta pra caramba, e acaba quebrando o braço de um dos amigos. E o pior é que o cara dá mostras de que vai estuprar o coitado, então o outro amigo não conta tempo: desce-lhe o extintor de incêndio na cara, até esmigalhar o crânio do miserável. E o pior é que a turma que estava no bar fica assistindo o combate e dá-lhe se masturbar enquanto a coisa toda rola. Eita!

Na próxima sequência, mostra eles saindo duma festa e dando de frente com a Alex num estado deplorável. O rosto é uma massa sanguinolenta e inchada, deformada, e as pessoas ainda comentam :"Parece que estupraram uma pu*** você viu?" Pô, nem conheciam a guria, e já falam mal.

O mais cabreiro é que ela sai sozinha da festa, na cena seguinte, e chama um táxi. Mas uma mulher que está encostada em um poste diz pra ela ir pelo túnel do metrô que é mais seguro... No mínimo era amiga do tal do Tenia. E que amiga.

Ah, já ia me esquecendo: e a câmera roda, sem parar. Ai ai...

Depois disso tudo, vem uma das cenas mais comentadas da história: o estupro de Alex. Pois é meu amigo, é nisso que dá passar pelo túnel do metrô. Não mande beijinho pra morte não, irmão... 


Em resumo: vinte minutos de estupro e espancamento, xingamentos de toda a ordem, e tudo o mais que esse tipo de situação sempre implica. Melhor não passar pelo túnel novamente Alex, se é que você sobreviveu, porque quando o filme acaba ninguém tem muita certeza se a guria morreu ou não. 

O restante da película mostra o antes da porcaria toda, enquanto eles estavam na festa, e mesmo momentos em casa, antes de saírem. Mas o melhor, neste caso, não é o final do filme, e sim o começo e, pelo menos pra mim, o meio, certo?

Falando assim, nem parece que o filme é grande coisa, mas cara, vai por mim, é um filmão europeu, surreal, é aquele tipo de filme que quando acaba tu ainda leva uns segundos com a boca aberta e diz "pu*** mer*** que filmão!!!"

Está na lista dos meus dez preferidos, tanto pelo tipo da filmagem, bem diferente da maioria dos outros filmes que eu já assisti, quando a história, que nos mostra que as coisa que estão bem, em questão de minutos, viram um caos total.

Mas como dizem os franceses, "C'est la vie."

Só mais uma coisa: também diz a lenda que os dois amigos mataram o homem errado. Durante a briga, ao fundo da tela, no meio daquele monte de gente batendo bronha, percebe-se um homem usando uma bombinha de asma. Curiosamente, o estuprador também usava esse tipo de artefato. Vai saber.

Título Original: Irréversible
Direção: Gaspar Noé
Produção: Christophe Rossignon
Roteiro: Gaspar Noé
Idioma: Francês
País: França
Gênero: Drama
Duração: 99 minutos
Ano: 2002

Elenco: Monica Bellucci (Alex), Vincent Cassel (Marcus), Albert Dupontel (Pierre), Jo Prestia (Tenia)

Sinopse: O filme narra, de trás para frente, a história de uma vingança. A primeira seqüência mostra dois amigos desesperados, Marcus (Vincent Cassel) e Pierre (Albert Dupontel), saindo pelo submundo de Paris à procura do homem que teria estuprado e espancado Alex (Monica Bellucci), a atual namorada de Marcus e ex-namorada de Pierre. Em seguida, a narrativa volta passo a passo no tempo para mostrar como Marcus e Pierre descobriram o nome do autor do crime, recuando até o próprio estupro e os eventos que o antecederam.
Compartilhar no Google Plus

Autor Unknown

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Editá-lo no html
    Blogger Comentarios
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial